quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DIVAGAÇÕES SOBRE RELIGIÃO



Eu rezo. Rezo para que algum milagre aconteça. Eu acredito em milagres. Acredito que Deus pode me tirar daqui se quiser.

Religião sempre foi algo importante para mim. Fui criado em uma família católica, quando cresci um pouco freqüentei centros espíritas, templos budistas, cultos evangélicos e um grupo de discussão mórmon. Procurando por algo que considerava perdido dentro de mim. Fé. Nunca encontrei fé em nenhum desses lugares, nunca consegui alcançar as respostas para as minhas dúvidas. Ninguém tinha as respostas. Padres, pastores, pregadores, messias, lideres espirituais, etc... Sempre tinham uma série de doutrinas e regras que você devia seguir e pronto, você seria salvo.

- E se uma pessoa praticar o bem e tiver amor ao próximo e não acreditar em Jesus Cristo? – eu perguntei para o padre da minha família – Ela irá para o Inferno?

Não obtive resposta. Ninguém nunca parou pra pensar que talvez Jesus Cristo tenha sido um cara extraordinário que pensou “Como essas pessoas são idiotas, vou ensiná-las que elas têm muito mais a ganhar como humanidade se respeitarem e amarem uns aos outros. Hummm... Mas talvez eles não acreditem em mim. Acho que vou falar que sou filho de Deus e pronto, logo vai ter um monte de gente se respeitando e se amando” e talvez por um tempo tenha funcionado até que alguém pensou “Opa! Vamos pegar esse tal de cristianismo e ganhar algo em cima!” e pronto, foi tudo por água abaixo.

Todo mundo é louco pra inventar motivos pra algo ser pecado e quase toda religião usa a bíblia pra apontar o dedo pra coisas que você não pode fazer. Porém o grande ensinamento de Jesus foi não julgar uns aos outros. A bíblia é considerada sagrada e tida como a palavra de Deus, mas será que ninguém consegue pensar que ela foi escrita por homens? Será que ninguém consegue pensar que houve um período negro na história humana chamada de Inquisição onde a bíblia muito provavelmente sofreu alterações para se criar um padrão de como a sociedade deveria agir?

As mulheres são inferiores aos homens? Devemos procriar como coelhos?

Não deve pecar! Preconceito! Errado! Pecado! Infiel! Inferno!

A única certeza da vida é a morte. Quando se fala da minha vida a morte é uma coisa bem próxima. Deus não vai me salvar. Não vai acontecer nenhum milagre. Sabe por quê? Porque eu não preciso de milagres para acreditar em nada do que uma religião prega.

Eu olho para o universo que me cerca, lembro do ar puro, da grama crescendo, pássaros migrando e consigo ver a perfeição de Deus em tudo. As pessoas procuram tão loucamente se agarrar em algo inútil para terem fé que não percebem que ela está em todo lugar.

A bíblia de nada adianta se você ignorar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo como história, biologia, química e tantas outras coisas. Estamos varrendo todo o conhecimento para baixo do tapete quando acreditamos em qualquer coisa sem questionar.

Eu acredito, questiono, procuro a verdade dentro do meu coração e minha fé é muito mais forte do que muitas pessoas que freqüentam a igreja todos os domingos. Assim eu alcanço a verdade.

Gustavo Campello

3 comentários:

  1. A biblia é inspirada por Deus ( 2 Timóteo 3:16)em que sentido? A propria biblia responde " homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espirito santo" ( 2 Pedro 2:1)
    Para Ilustrar: um empresario talvez peça a secretaria que escreva uma carta. Assim, a carta na realidade é DELE não da secretaria. Do mesmo modo, a biblia contem a mensagem de Deus, não dos homens que escreveram, portanto a biblia INTEIRA é realmente a palavra de Deus ( 1 Tessalonicenses 2:21)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahã, então Deus é bipolar.

      Porque de boa, a Bíblia contém um monte de paradoxos, fala uma coisa pra depois falar outra. Se você acreditar 100% na bíblia então você não questiona o que está escrito nela. Porque tem um monte de regras e regras pra depois dizer outra coisa.

      Enfim... tudo é questão de interpretação, porque pra Igreja do século XVI tá tudo lá, pra matar pessoas na fogueira.

      Excluir