domingo, 10 de março de 2013

TITÃS



O ano de 1997, em meados do primeiro semestre:

Vitor estava com seus 16 anos quando pode ir a seu primeiro show.

- Que bobagem – dizia Úrsula, sua irmã – ouve a música em casa mesmo e assiste aos videoclips pela televisão.

Mas Vitor queria algo mais do que ouvir a música em casa mesmo e assistir a videoclips pela televisão. Ele queria sentir a vibração, analisar o som ao vivo de músicas que ele conhecia tão bem.

Era um show dos Titãs, uma das bandas nacionais preferidas de Vitor. Iria com Marcel, seu melhor amigo. Seu pai iria levá-los e o pai de Marcel iria buscá-los. Estava tudo combinado.

Os Titãs haviam acabado de gravar um álbum acústico pela MTV. Coisa que descaracterizou completamente a banda.

- Viraram uns bundões – dizia Vitor – Nunca mais vão ser os mesmos a partir daqui.

Marcel concordava.
  
         
Algumas semanas depois deste comentário Marcel veio com a novidade.

- Hey cara – entrou no quarto de Vitor – os Titãs vão tocar em Jaguariúna – que era uma cidade bem próxima de onde Vitor morava - Vamos?

- Ah, nem to a fim de assistir eles tocando músicas paradas – disse Vitor se referindo ao show acústico que foi responsável pelo recente estouro deles nas rádios.

- Aí é que está… eles não vão tocar o show acústico.

Vitor deu um pulo da cama e deixou a guitarra de lado.

- Sério?

E foi assim que tudo aconteceu. Vitor tinha apenas um CD da banda, Cabeça Dinossauro, que em sua opinião era o melhor de todos. Marcel havia omitido o fato do show ocorrer dentro de um rodeio.

- Porque diabos os Titãs vão tocar dentro de um rodeio? – perguntou quando descobriu.

- Ah, desencana – Marcel tentou não dar importância ao fato pra que Vitor não desistisse de ir com ele.

Vitor resolveu ignorar o ocorrido.
           

Chegaram lá e havia um monte de pessoas vestidas de peões, mas havia alguns rockeiros por ali também. Dava pra perceber claramente quem estava ali pelo rodeio e quem estava ali por causa do show dos Titãs.

Conseguiram cervejas baratas antes de entrar no evento. Ficaram ali fora bebendo olhando as garotas. Havia várias garotas interessantes, porém mais velhas que eles. Ninguém lhes dava atenção.

Entraram um pouco chapados, porque todo garoto de 16 anos não agüenta mais do que uma latinha de cerveja e deram uma volta pelo local. Vitor encontrou uma amiga da sua irmã, quando foi cumprimentá-la ela saiu correndo pensando que ele estava dando em cima dela, só depois foi reconhecê-lo e veio lhe pedir desculpas.

O show começou e eles foram para o meio da multidão.

A banda não contava mais com o Arnaldo Antunes, de resto estavam lá:  Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Marcelo Fromer, Nando Reis e Charles Gavin.

Vitor e Marcel pularam e dançaram músicas clássicas como Flores, Porrada, Bichos Escrotos, Homem Primata, Televisão, entre outras. Músicas mais novas como Eu Não Agüento também levantou o público.

Uma rodinha de bate cabeça e uma briga marcaram a música Policia, foi quando Vitor se viu no meio do seu primeiro tumulto. Chutes, socos, voadoras e pontapés foram distribuídos a torto e a direito. Vitor se defendeu como pode e tentou machucar o maior número de pessoas para isto. Tinha um hematoma nas costas para provar que havia estado em um tumulto em um show dos Titãs.

Sérgio Britto, que cantava gritando…

Policia para quem precisa
Policia para quem precisa de policia

…Era o seu integrante preferido. Aparecia pouco, ficava na dele, não era estrelinha e parecia ser gente boa.

O show acabou, Vitor e Marcel tiveram ainda que enfrentar a maior fila para se usar um banheiro de toda a vida deles. Demoraram quase uma hora pra conseguir mijar, estavam quase mijando em qualquer lugar, mas ficaram receosos de serem expulsos dali por algum segurança. Não que fosse fazer alguma diferença, já que estavam de saída mesmo, mas não queriam estragar a noite.

De bexiga vazia, ligaram para o pai de Marcel ir buscá-los. De um telefone público, claro, pois não havia celulares naquela época. Foram embora com o dever cumprido, aqueles putos podiam sair em turnê nacional com as músicas acústicas, Vitor e Marcel já haviam assistido a um verdadeiro show dos Titãs e nada mais importava.

Foi só o começo.

Haveria muitos outros shows a partir daí.

Gustavo Campello

Nenhum comentário:

Postar um comentário