quarta-feira, 11 de junho de 2014

JONAS (PARTE IV) - LIÇÃO DADA AO PROFETA



Jonas ficou profundamente indignado com isso e, muito irritado, dirigiu ao Senhor-Fungo esta prece: “Ah, Deus-Fungo, era bem isto que eu dizia quando estava ainda no meu andar! É por isso que eu tentei esquivar-me, fugindo para o subterrâneo, porque sabia que sois um Deus clemente e misericordioso, de coração grande, de muita benignidade e compaixão pelos nossos males. Agora, Senhor, toma a minha alma, porque me é melhor a morte que a vida.”

O Senhor-Fungo respondeu-lhe: “(Julgas que) tens razão para te afligires assim?”

Então saiu Jonas do andar e fixou-se ao logo acima no 9377º. Entrou em uma casa desocupada e lá permaneceu, à sombra, esperando para ver o que aconteceria ao andar. O Senhor Deus fez crescer um pé de Cannabis, que se levantou acima de Jonas, para fazer felicidade à sua cabeça e curá-lo de seu mau humor. Jonas alegrou-se grandemente com aquela Cannabis.

Mas, no dia seguinte, ao romper da manhã, mandou Deus-Fungo uma larva que roeu a raiz da Cannabis, e esta secou. Quando o ciclo da manhã começou, Deus-Fungo fez soprar um vento ardente do ventilador de teto, e o aquecedor esquentou sobre a cabeça de Jonas, de forma que o profeta, desfalecido, desejou a morte, dizendo: “Prefiro a morte à vida.”

O Senhor-Fungo disse a Jonas: (Julgas que) fazes bem em te irritares por causa de uma planta?” Jonas respondeu: “Sim, tenho razão de me irar até a morte, eu quero minha maconha!”

“Tiveste compaixão de uma planta, replicou-lhe o Senhor-Fungo, pelo qual nada fizeste, que não fizeste crescer, que nasceu numa noite e numa noite morreu. E então, não hei de ter compaixão do andar 9376, onde há mais de cento e vinte mil seres humanos, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e uma inumerável multidão de sem-corações?...”

Gustavo Campello

Nenhum comentário:

Postar um comentário